Notícias e Artigos

Notícias e Artigos

de casa nova

Nem a chuva fina impediu a expressiva presença de autoridades e convidados, cerca de 300 pessoas, de São Paulo e varias regiões do país, para a cerimônia de inauguração do edifício-sede do Colégio Soka. 

IMG_8557.jpg


Os alunos cantaram ao final, com alegria e orgulho incontidos, fechando um evento que ficará gravado na vida de cada um.
Todos vieram para celebrar o novo momento do Ensino Soka no Brasil. Após 15 anos de atividades no país, agora em sede própria e com capacidade para abrigar 360 alunos. Pela estrutura comportaria cerca de 500 alunos, mas a escolha foi pela educação de vanguarda, inspirada nos ambientes da Universidade Soka da América e escolas filandesas e americanas com foco no ensino humanista. As salas terão no máximo 20 alunos, e eles estudarão em mesas no estilo conferência, propiciando interação plena entre alunos e professores.
Construído em tempo recorde, com tudo que há mais de mais moderno, está estruturado com ferramentas pedagógicas e um ambiente onde reina a plena interação, conforto e segurança. Auditado pela Fundação Vanzolini (USP, conquistando selo de Excelência em Sustentabilidade, passa agora a receber alunos não só do Fundamental I e II, como também o Ensino Médio. Uma inovadora grade curricular e um ambicioso plano de abrir portas internacionais para seus alunos.

A inauguração

IMG_8438.jpg


... Um dos provérbios populares brasileiros de que mais gosto é “Enquanto há vida, há esperança”. E com base nele, quero declarar: “Os estudantes Soka são a minha vida. Enquanto eles se desenvolverem, a esperança da humanidade será infinita”. Visualizando o vasto futuro que aguarda todos vocês, que enaltecem o pulsar vibrante da vida em formação, hoje quero lhes solicitar que jamais se esqueçam do “para que” estudam, e que trilhem uma juventude invencível de contínuo aprendizado e de desafio. O Colégio Soka tem como ideal formar pessoas valorosas, que assumem a responsabilidade pelo futuro do Brasil e do mundo e contribuem pela promoção da paz e da cultura da humanidade.

IMG_8473.jpg

Eis um dos trechos da densa mensagem enviada pelo fundador do Colégio Soka, Daisaku Ikeda. Pela idade avançada (89 anos) o pacifista não pode comparecer. A leitura foi feita pelo Sr. Naoto Yoshikawa, primeiro vice-presidente da Brasil SGI.


Para a consolidação dos objetivos e princípios que regem o ensino Soka, Ikeda ofereceu sua expectativa aos novos estudantes: “ Para tanto, peço que vocês se dediquem agora a aprender tudo o que puderem, a lapidar o intelecto, a fortalecer o corpo e a mente, a aprofundar os laços de amizade e a desfrutar cada dia com significado, desenvoltura e liberdade. Juventude é sinônimo de batalha contra angústias e dificuldades para qualquer pessoa. Contudo, no Brasil existem os ditados que afirmam: “A adversidade faz heróis” e “Nas coisas árduas cresce a glória dos homens”.

Para selar a inauguração e o compromisso com uma educação que forje cidadãos do mundo, cientes de seu papel na construção de um mundo de coexistência humana, o fundador dedicou três diretrizes, expressas com sua própria caligrafia, num quadro exposto no andar térreo. Sabedoria, Bom Senso e Esperança, para hoje e sempre.


Homenagens às ex-diretoras

IMG_8511.jpg IMG_8517.jpg IMG_8522.jpg IMG_8528.jpg

Presenças mais que esperadas, as ex-diretoras Dirce, Emilia e Rita,  que estiveram à frente da instituição nesses 15 anos de Brasil, foram homenageadas pelo atual diretor, James Yamauti. A ex-diretora Vanilda, por motivos de saúde em família, não conseguiu participar.

Em suas palavras James expressou a gratidão e compromisso pela dedicação e persistência nessa fase de construção de um modelo que hoje se inaugura.  Estendeu agradecimentos igualmente a representante do núcleo de doadores, formado por empresas e pessoas físicas alinhadas ao propósito, responsáveis pela manutenção e futuras bolsas para os alunos. " Vamos nos dedicar à consolidar ainda mais essa educação baseada na criação de valores humanos", reforçou .

Vanguarda no ensino
– Trecho da mensagem do presidente do Instituto Educacional Soka do Brasil, Julio China.

IMG_8545.jpg

“...Celebramos também a entrada do Ensino Médio, e após dialogar com o Reitor da Universidade Soka da América, Dr. Danny Habuki, a quem agradecemos pelo apoio incondicional a este novo projeto, pudemos estabelecer uma perspectiva ainda maior, buscando uma certificação internacional para o Ensino Médio, o que acabou por modificar e fortalecer todo o Ensino Fundamental a partir de 2017.

Como exemplo disso, o Ensino Fundamental 2 terá uma nova abordagem da língua portuguesa, da matemática e do inglês, três pilares do ensino internacional, permitindo que os alunos, se preparem adequadamente para acompanhar, percorrer, o Ensino Médio Internacional sem maiores percalços. Além disso, estamos trazendo um currículo moderno e adequado para os jovens da era digital, incluindo disciplinas como Tecnologia, Design de Games, empreendedorismo e liderança e trabalho em equipe, e línguas estrangeiras que inclui a opção pelo japonês e espanhol, com enfoque no desenvolvimento das habilidades cognitivas e sócio emocionais.


Com essa novíssima configuração, partimos no dia de hoje para esta jornada que privilegia o avanço de cidadãos globais que prezem a dignidade da vida, que não só respeitem mas protejam a diferença, e tornem-se valores humanos que criem um século XXI em que a paz, a segurança ambiental e humana, possam ser estabelecidas para o bem do futuro.”

Foco essencialmente humanista
– Trecho da mensagem do presidente da Associação Brasil SGI, Julio Kosaka.

“ ... Nosso fundador compartilha algo maravilhoso que reflete o sentimento de todos aqui presentes e que jamais desistiram do ideal do colégio: “Se existir esperança é possível avançar. É possível lutar, independentemente do que aconteça.” Esperança é a base da educação Soka. Não é apenas criar esperança para o aluno, mas criar um aluno que será a luz da esperança na sociedade. Cidadãos que farão a diferença nos seus locais de atuação.

Foi investido muito neste prédio. Todos poderão conhecer as dependências, as instalações e todos os detalhes deste maravilhoso local. Mas mesmo com toda essa estrutura, a essência da escola jamais poderá se perder: o foco no ser humano. Em um mundo onde a violência e a intolerância vêm ganhando forças, devemos mais do que nunca fortalecer a educação", enfatizou Kosaka.

Confira mais imagens na nossa fanpage. E aqui no site: as instalações, metodologia e as Universidades Soka dos EUA e Japão.

 

Leia também:

GINCANA DA HARMONIA
ALUNOS  HOME STAY
GUIA DO EDUCADOR SOKA
VÍDEO ESPECIAL
REFLETIR & APLICAR
EU ESCOLHI A SOKA
ENCONTRO DE TURMAS
INTERCÂMBIO NA AMÉRICA
SEGURANÇA E TRANQUILIDADE PARA OS PAIS
ESTUDAR É DIVERTIDO!
ALUNO E PROFESSOR: AUTOCONFIANÇA
" SER FORTE, SER CORRETO E CRESCER LIVREMENTE."
EU ESCOLHI A SOKA